sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"Do caos à invenção" no Youtube


Para a divulgação "Do caos à invenção", decidimos criar uma conta oficial do projecto no Youtube, onde pretendemos colocar regularmente conteúdos audiovisuais relacionados com as nossas actividades experimentais. Poderá aceder aos nossos videos através do usuário “docaosainvencao”.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SMS via Candelabro


Criado pelo designer Ron Arad e disponibilizado pela Swarovski, o Lolita é o primeiro candelabro com funcionalidades SMS. Constituído por 2100 cristais e 1050 LEDs brancos, esta espiral de 1,52 metros exibe as mensagens enviadas e recebidas por qualquer telemóvel, desde que conectado com o dispositivo.

O Projector de Veias

Tirar sangue ou proceder a um tratamento intra-venoso pode ser uma experiência realmente desconfortável e até dolorosa para muitos pacientes. Para além da vulgar fobia de agulhas, um grande número de doentes experiencia fragilidade venosa e capilar, sendo particularmente difícil para o técnico de saúde encontrar uma veia apropriada.


Desenvolvido pela Luminetx, o VeinViewer permite estabelecer contraste, possibilitando aos médicos navegar um mapa virtual das próprias veias do paciente. Usando uma câmara de infravermelhos, obtém filmagens em tempo real do sangue, projectando-o na pele do doente, com uma cor luminosa e distinguível.

http://www.luminetx.com/MedicalProducts/VeinViewerforPatients/tabid/181/Default.aspx

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Mão Biónica

O iLimb é a primeira mão biónica comercialmente disponível, após décadas de aperfeiçoamento pela Touch Bionics. É multi-articulada, ou seja, cada dedo possui o seu próprio motor. Difere das mãos artificiais comuns, abrindo um espectro de novas funcionalidades, tal como pegar em objectos, enquanto que os protótipos mais rudimentares apenas permitiam gestos simples, como abrir e fechar a mão. Os próximos projectos da Touch Bionics consistem na criação de uma prótese de pulso, prótese de dedos e de um braço inteiramente biónico.

O iCat


O iCat é o protótipo de um animal de estimação robot, desenvolvido pela Philips Research, com diversas funcionalidades que o tornam único.
Possui uma cara expressiva, que transmite diversas emoções, conforme o tratamento que recebe pelos seus donos. Os seus microfones internos permitem-lhe gravar sons e assistir no reconhecimento vocal e 13 motores eléctricos proporcionam movimento aos seus olhos, sobrancelhas, pestanas, bocas e cabeça, de modo a produzir uma resposta emocional adequada Também se pode conectar à Net e disponibilizar informação online na TV ou lê-la em voz alta.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Robot Enfermeiro


O Ri Man é o primeiro robot concebido para fazer face à falta de enfermeiros por habitante no Japão, desenvolvido pelo Bio-mimetric Control Research Center at the Institute of Physical and Chemical Research. Possui sensores que lhe permitem ver, ouvir e cheirar o ambiente que o rodeia e ainda 320 pontos de pressão nos seus braços e peito, dando lhe a noção da posição exacta do que estiver a segurar. O Robot Enfermeiro foi incluído na lista das melhores invenções de 2006, pela Time Magazine.

Para saber mais, visite:
http://www.bmc.riken.jp/~RI-MAN/index_us.html

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O iPhone


O iPhone 3G consiste num smart phone multi-funcional, desempenhando nomeadamente as funções de Ipod, Internet, câmara digital, sms, visual voicemail e conexão wi-fi local. A sua tecnologia foi desenvolvida pela Apple, sendo possível ao utilizador interagir com o iPhone através de um ecrã sensível ao toque. Foi seleccionado pela Time Magazine como a melhor invenção do ano 2007.


Prós:


- Design agradável, ecrã sensível ao toque, multi-funcionalidades, eleva a concepção de telemóveis a um patamar superior;


Contras:


- Demasido grande, lento, não suporta msn, dificulta a escrita de sms's e bastante mais caro do que um telemóvel normal.



domingo, 11 de janeiro de 2009

Automóvel Autónomo


Uma das melhores invenções de 2007, o Venturi Eclectic necessita apenas de energia solar e eólica para funcionar, podendo recarregar a 100% a bateria que permite o seu funcionamento em apenas 5 horas. Representa um avanço notório relativamente aos outros veículos "amigos do ambiente", que necessitam de combustível, nomeadamente hidrogénio e etanol, que ainda não se encontram disponíveis em larga escala.


http://www.venturi.fr/electric-vehicules-eclectic-concept.html